sábado, 25 de fevereiro de 2017

Star Trek e o Oscar

Capitão Kirk no Oscar 2013
Os filmes de Star Trek sempre se caracterizaram por agradar mais o público - um público geralmente bem circunscrito, diga-se de passagem - do que a crítica. Talvez por isso, embora já tenha obtido 16 indicações ao Oscar (em sete filmes, dos 13 já lançados) a franquia levou até agora somente uma mísera estatueta para casa. 

Como amanhã é noite de Oscar, o blog preparou uma lista com todas as indicações que os filmes de Jornada nas Estrelas já receberam até ganhar, finalmente, a sua única premiação pela Academia. 

Star Trek: The Motion Picture (1979)

O primeiro longa-metragem de Star Trek, dirigido por Robert Wise, já foi definido como "um delírio visual". Longas tomadas, ótimos efeitos especiais e a trilha sonora inconfundível de Jerry Goldsmith marcam a estreia de Star Trek na telona. Assim se tornam autoexplicativas as três categorias as quais o filme foi indicado em 1980: 

  • Melhores Efeitos Visuais
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Trilha Sonora Original

Star Trek II: The Wrath of Khan (1982)

Corroborando a nossa tese de que quanto mais amado pelos trekkers mais odiado pela crítica (e consequentemente pela Academia) um filme de Star Trek é, temos o exemplo de "A Ira de Khan" que simplesmente não obteve NENHUMA indicação ao Oscar. Azar o deles, não sabe o que perderam.

Star Trek III: The Search for Spock (1984)

O primeiro dos dois filmes da franquia dirigidos por Leonard Nimoy repetiu a façanha do anterior e conseguiu não ter uma indicaçãozinha sequer. Uma injustiça, pois o filme tem uma trama bastante sombria e merecia maior reconhecimento. Mas a história será bem diferente com o Star Trek IV.

Star Trek IV: quatro indicações
Star Trek IV: The Voyage Home (1986)

O segundo filme dirigido por Nimoy e com roteiro de Nicholas Meyer, Star Trek IV é divertido ao mesmo tempo em que aborda um tema importante: a preservação das baleias. Mas isso não serviu para nada, afinal as indicações foram quase todas técnicas. 


  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Mixagem de Som
  • Melhor Trilha Sonora Original






Star Trek V: The Final Frontier (1989)

Eu simplesmente amo esse filme. Dirigido por William Shatner, mostra um vulcano sorridente em busca de Deus e a amizade eterna entre Kirk, McCoy e Spock. Apesar disso, Star Trek V recebeu muitas críticas, algumas com fundamento, como por exemplo sobre alguns erros de edição que o filme tem. Novamente, mais um filme de Star Trek sem nenhuma indicação ao Oscar.

Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991)

O último filme da tripulação clássica. Dirigido por Nicholas Meyer (que também dirigiu Star Trek II) é um filme em tom de despedida, mas sem deixar de contar uma grande e shakespearana história envolvendo klingons e humanos. Foi o primeiro Jornada que vi no cinema, e somente isto já bastaria para meu afeto por ele ser enorme. Teve duas indicações, sem vencer, confirmando que nenhum filme com o elenco original levou o Oscar pra casa.


  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Maquiagem

Star Trek: Generations (1994)

O primeiro filme da Nova Geração. É a exceção que confirma a regra em relação à nossa tese. É um filme não muito apreciado pelos trekkers, por terem resolvido matar o capitão Kirk. E é um filme sem indicações ao Oscar.

Star Trek: First Contact (1996)

O segundo longa da Nova Geração, dirigido pelo eterno "number one" Jonathan Frakes. Nossa tese está sendo enfraquecida, pois é um filme que frequentemente encabeça listas de melhores de Star Trek. Se bem que o filme teve apenas uma indicação...


  • Melhor Maquiagem

Star Trek: Insurrection (1998)

Outro longa dirigido por Jonathan Frakes, dessa vez sem nenhuma indicação.

Star Trek: Nemesis (2002)

O quarto e último filme da Nova Geração. Outro que passou em branco, sem indicações. A Nova Geração, assim como o elenco original, também não faturou nenhum Oscar.

O único vencedor até agora
Star Trek (2009)

Somente no século 21, com o reboot de J. J. Abrams é que Star Trek conseguiria levar uma estatueta para casa. Odiado por muitos, Star Trek (2009) foi indicado em quatro categorias e levou o prêmio de Melhor Maquiagem, tornando-se o primeiro (e único até agora) filme de Jornada nas Estrelas a ganhar o Oscar.

  • Melhor Maquiagem (venceu)
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Mixagem de Som
  • Melhores Efeitos Visuais






Star Trek: Into Darkness (2013)

É o filme de maior bilheteria de Star Trek. Fechou com quase 500 milhões de dólares, superando apenas o filme anterior - também dirigido por Abrams. Apesar disso, foi indicado em apenas uma categoria.

  • Melhores Efeitos Visuais

Star Trek: Beyond (2016)

O terceiro filme do universo de Star Trek reimaginado por JJ Abrams, e na minha humilde opinião o melhor dos três. Com roteiro de Simon Pegg (Scotty) e Doug Jung, e dirigido por Justin Lin, é o filme dos 50 anos da franquia. Indicado a uma estatueta. Infelizmente não levou. Perdeu para Esquadrão Suicida.


  • Melhor Maquiagem e Cabelo

sábado, 11 de fevereiro de 2017

taH pagh taHbe': revelada a aparência dos klingons em Star Trek: Discovery




Muito se tem discutido a respeito de como vão aparentar os klingons em Star Trek: Discovery. A discussão tem como ponto de partida o fato de que na série original os klingons tinham aparência basicamente humana, apenas com seus cavanhaques malévolos indicando que eram temíveis vilões.

Na sequência, na primeira cena de Star Trek: The Motion Picture, somos apresentados a um klingon (interpretado por Mark Lenard) com a aparência que se tornaria a usual em todas as séries seguintes. No entanto, este problema de continuidade sempre incomodou os trekkers, tendo sido resolvido na série Enterprise, que encontrou uma resposta satisfatória sobre a mudança de aparência dos terríveis guerreiros de Qo'noS. 

Hoje, finalmente, tivemos alguma luz lançada sobre o problema, com esta foto de baixa resolução que apareceu na internet, no site NCC-1031, dedicado a cobrir Discovery, e único lugar a ter postado a foto até o momento.

Klingons em Discovery
Na imagem, vemos um grupo de atores caracterizados, aparentemente, como klingons, no que parece ser um intervalo das filmagens.

Não posso afirmar com 100% de certeza que sejam de fato klingons, apesar das indefectíveis formações ósseas nas cabeças. No entanto, os crânios parecem muito alongados na parte de cima, podendo ser alguma nova espécie a ser introduzida por DSC. Há uma possibilidade de que os klingons reimaginados por JJ Abrams possam ter alguma influência sobre a nova aparência.

Os uniformes vestidos pelos supostos klingons de Discovery já haviam aparecido no teaser trailer publicado alguns dias atrás.

E você, o que achou?