sexta-feira, 29 de julho de 2016

[Resenha] Coleção Mundo Nerd Volume 1: Star Trek

Em 2016, o mercado editorial brasileiro parece ter despertado - mesmo que timidamente - para a demanda por publicações envolvendo o universo de Star Trek. No início do ano a Aleph relançou o romance Portal do Tempo; agora, a Editora Europa - que publica a revista Mundo Nerd - lançou uma coleção em seis volumes intitulada "Como a Cultura Nerd Mudou o Mundo".

O primeiro volume é dedicado a Star Trek e ao longo das quase cem páginas o leitor é conduzido através de um panorama dos bastidores e do impacto da série na cultura mundial. Dividido em 9 pequenos capítulos, possuindo entre 8 e 12 páginas cada um, o almanaque vem ricamente ilustrado, com fotos clássicas e outras mais raras, como reproduções de páginas de HQ's e capas de alguns dos centenas de romances de Star Trek publicados desde 1968.

O capítulo inicial, chamado "Como Star Trek Mudou o Mundo", é de caráter introdutório e apresenta ao leitor uma contextualização acerca do período em que a série foi criada por Gene Roddenberry, destacando os "roteiros inteligentes" e a "mensagem de paz e tolerância" que serviram como pedra basilar da produção. Ao término desta primeira parte há duas seções que demonstram como Star Trek inspirou diversos cientistas ao longo do tempo e como a série antecipou diversas tecnologias que utilizamos no dia a dia. 

O capítulo seguinte - "Bastidores da Série Clássica" - nos traz a história, com riqueza de detalhes, do intrincado processo de criação de Star Trek por Gene Roddenberry (há uma pequena biografia dele também), desde os conceitos iniciais até a produção e filmagem do primeiro episódio piloto (The Cage).  Na sequência vem "Primeira Temporada da Série" contando as mudanças que precisaram ser realizadas no formato da série por exigência da NBC, além de detalhes sobre a construção dos personagens na temporada de estreia de Star Trek. A partir desse capítulo, na lateral das páginas, aparecem quadros com mini-biografias dos atores do elenco original. 

Em "Auge, Queda e Animação", são abordadas a segunda e terceira temporadas, bem como a série animada. Destaque para os problemas internos ocorridos a partir da segunda temporada, como os conflitos entre Roddenberry e Gene L. Coon. Igualmente, são analisados os problemas entre Shatner e Nimoy, devido ao grande sucesso de Spock. São analisados os cortes de orçamento e a mudança de horário que afetaram a terceira temporada, provocando o cancelamento da série. Encerrando esse capítulo, há um texto com informações bastante interessantes sobre a série animada, buscando relacionar o seu surgimento ao momento em que Star Trek se tornava objeto de culto. 

O complexo processo que começa a acontecer em 1975 para trazer Star Trek de volta é o tema de "Retorno Triunfal". O capítulo conta a tortuosa história do retorno de Kirk, Spock e cia. desde o plano inicial de levar Star Trek ao cinema, do recuo desta ideia em favor de uma nova série na TV, e da decisão final de produzir um longa-metragem, que veio a se tornar o primeiro filme de uma longa e próspera vida nas telonas. Na sequência ("Todos os Filmes") há uma página para cada um dos filmes, com detalhes da trama e curiosidades de bastidores, inclusive de Star Trek Beyond.

Até aqui já foram 70 páginas, ou seja, mais da metade da publicação é dedicada à série original, na TV e no cinema. A partir de "Outras Séries", o leitor é levado (em menos de 10 páginas) a um rápido passeio por TNG, DS9, VGR e ENT. Contudo, a qualidade das informações permanece no mesmo nível, sendo abordadas histórias de bastidores - sobretudo aquelas que envolvem os aspectos de criação e produção das séries. 

Em "Quadrinhos e Livros" é reconstituída a jornada de Star Trek desde os primeiros quadrinhos (publicados em 1967 pela Golden Key) e depois entre Marvel (Fases 1 e 2) e DC (Fases 1, 2 e 3), até chegar na IDW, em 2006. Os livros (em torno de 1000, segundo a publicação) não são esquecidos, com uma passada de olhos nas primeiras edições, voltadas ao público juvenil, chegando nas mais adultas publicadas a partir dos anos 1970.

Por fim, há uma lista com 25 episódios/filmes considerados pelos editores como os "Melhores Momentos" da franquia. Na lista, constam os habituais "The Inner Light", "In The Pale Moonlight" e "The City on the Edge of Forever". No entanto, livros e quadrinhos também compõem a lista, deixando-o mais diversificada e interessante. 

Os trekkers brasileiros são carentes deste tipo de publicação. E esse é o grande mérito da Editora Europa com o lançamento de "Star Trek: o legado da série": proporcionar aos fãs uma boa publicação, informativa e bem ilustrada, tratando sobre diversos aspectos de Star Trek. Apesar de algumas imprecisões (naturais em qualquer texto com muitas informações) a qualidade do texto salta aos olhos e torna a leitura muito prazerosa. O desequilíbrio entre o espaço dado a TOS e às outras séries é excessivo, mas é compensado pelo tratamento aprofundado que se dá às informações referentes à série original. Fica a sugestão para que a editora publique trabalhos específicos sobre as encarnações posteriores de Star Trek. Os trekkers agradeceriam. E comprariam.

Aliás, fazia um bom tempo que não aparecia algo do gênero nas bancas (mas parece que somente as bancas de RJ e SP receberam a edição, não tendo chegado a Porto Alegre e outras praças, infelizmente). Contudo, a publicação (o volume de Star Trek ou a coleção completa, que tem Star Wars e Doctor Who, dentre outros) pode ser adquirido diretamente no site da editora, como segue abaixo.

Título: Star Trek: o legado da série (Coleção Mundo Nerd. Como a Cultura Nerd Mudou o Mundo, Vol. 1)
Páginas: 96
Formato: 18,8 cm x 24,8 cm
Valor: R$ 29,90 (no site) R$ 34,90 (bancas)


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Resposta da Paramount sobre a pré-estreia de Beyond em Porto Alegre


A partir da campanha que lançamos na semana passada, cobrando a pré-estreia de Beyond além do eixo Rio-São Paulo, a seguinte resposta foi enviada pela assessoria de imprensa da Paramount:

A Paramount conseguiu programar o filme nestas primeiras salas (SP e RJ), mas também estão tentando outras praças até a estreia. POA está nos planos!

Uma resposta curta, mas que deu alguma esperança para os trekkers de outras cidades - especialmente de Porto Alegre, sede deste blog - de que Beyond possa aparecer no cinemas antes da data oficial de estreia, 1º de setembro. Além disso, o sucesso das vendas para as pré-estreias no RJ e em SP deve estimular a Paramount a realizar sessões especiais em outras localidades.

Agora é esperar. E cobrar novamente se não houver nenhuma nova informação nos próximos dias. 

sábado, 23 de julho de 2016

Star Trek: Discovery é anunciado como nome da nova série

USS Discovery NCC-1031

Bryan Fuller,  produtor executivo da nova série de Star Trek, revelou hoje o título da produção: Star Trek: Discovery. O anúncio foi feito durante a San Diego Comic Con, no painel comemorativo dos 50 anos da franquia.

Por ocasião da revelação tão aguardada, também foram lançadas as contas oficiais de Discovery no twitter, facebook e instagram

Mas o grande acontecimento foi a divulgação de um teaser, onde podemos ver o voo teste da USS Discovery NCC-1031. Confira aqui.

Chega ao fim um mistério de vários meses. Fiquem ligados nas próximas novidades.


sexta-feira, 22 de julho de 2016

Queremos pré-estreia de Star Trek Beyond em Porto Alegre

Imagem da campanha pode ser usada como capa do facebook

Iniciamos hoje, com a ajuda inestimável do trekker Angelo Werner, uma campanha para realizar uma sessão especial de pré-estreia de Star Trek Beyond em Porto Alegre.

Mais cedo foi divulgado pela página do filme no facebook que São Paulo e Rio de Janeiro terão sessões em IMAX no dia 30 de julho

Sendo assim, consideramos injusto que somente em duas cidades do país os trekkers tenham a oportunidade de ver Beyond antes da famigerada e longínqua data de 1º de setembro programada para a estreia do filme no circuito brasileiro. E a ausência em Porto Alegre é completamente sem sentido, já que até mesmo uma Mostra de Cinema comemorativa dos 50 anos foi organizada pelo Apenas um Trekker com centenas de pessoas interessadas ou já confirmadas no evento.

A sugestão é que o modelo de texto abaixo seja enviado para a M2 Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da Paramount Brasil, no e-mail madalena@mdoiscomunicacao.com.br, e/ou diretamente pela página da Paramount BR no facebook.

Prezados, 
tendo em vista a realização de sessões especiais de pré-estreia de Star Trek Beyond em SP e no RJ, vimos através desta manifestar o desejo de que Porto Alegre também seja contemplada com esta iniciativa.
Não é justo que os trekkers do Rio Grande do Sul tenham de esperar até 1º de setembro, sendo que o filme já estreou em dezenas de países e será exibido em SP e RJ no próximo dia 30.
Os gaúchos também amam Star Trek e Porto Alegre comprova isso com a Mostra de Cinema em homenagem aos 50 anos da franquia que ocorrerá em 12, 19 e 26 de setembro. (https://www.facebook.com/events/1708998799367130/)
Contamos com a sensibilidade da Paramount para realizar esta sessão especial em Porto Alegre também!

Como dica complementar, recomendamos anexar a imagem que está no início deste post na mensagem.

Vida longa e próspera!

P.S.: Algumas pessoas já receberam resposta, como segue abaixo:
A Paramount conseguiu programar o filme nestas primeiras salas (SP e RJ), mas também estão tentando outras praças até a estreia. POA está nos planos!
Um bom retorno, sem dúvida. Mas não devemos parar de enviar as mensagens, pois precisamos demonstrar que Porto Alegre está mobilizada para garantir a pré-estreia aqui também.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Turist Ömer Uzay Yolu'nda": o primeiro filme de Star Trek

Pôster de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda"
Se você pensa que TMP, de 1979, foi o primeiro filme a se passar no universo de Star Trek você está redondamente enganado. 

O primeiro filme de Jornada nas Estrelas é turco e foi produzido em 1973. Ou seja, 6 anos antes da estreia oficial de Star Trek na telona os trekkers - ao menos os da Turquia - puderam assistir nos cinemas uma aventura de Kirk, Spock e McCoy a bordo da Enterprise. 

Afinal, a TV turca havia iniciado em 1968 e um dos programas mais populares no país era justamente Star Trek. Da mesma forma, havia muita demanda por filmes de Hollywood que frequentemente apresentavam custos proibitivos para a exibição, restando como saída o próprio país produzir suas paródias - para não dizer plágios - das produções norte-americanas.

Este é o caso de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda", uma espécie de paródia de Star Trek, que traz um personagem recorrente da comédia turca entre os anos 60 e 70 chamado "Ömer, o Turista". Aliás, a tradução do título do filme é justamente algo como "Ömer, o Turista em Star Trek". O personagem - uma espécie de Mazzaropi turco - era interpretado por um dos atores mais famosos da Turquia naquela época, chamado Sadri Alışık, sendo este filme o oitavo e último de uma série com o personagem.

O roteiro do "Star Trek turco" é baseado no episódio "The Man Trap", da primeira temporada de TOS, e o filme utiliza imagens da série, filmadas diretamente de uma TV. E isso é algo desastroso pois estas imagens ficaram completamente alaranjadas. 

Morte em Aurin 7
Evidentemente, o filme tem grandes restrições de orçamento, portanto os cenários são de papelão. E parece ter faltado pano para os uniformes femininos, sendo as minissaias das tripulantes ainda mais curtas que as de TOS. Porém, muitas cenas são externas, filmadas nas belas ruínas de Eféso

Outro aspecto que chama atenção é que a quarta parede é quebrada a todo instante, com atores a atrizes olhando diretamente para a câmera. Se foi vanguarda ou amadorismo nunca saberemos, façam suas apostas. 

A história de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda" é simples, mas divertida. 

"Mr. Spak" quebrando a quarta parede
A Enterprise chega a Aurin 7 para encontrar o professor Krater, que vive no local há muitos anos. No planeta, em sua busca desesperada por sal, Nancy começa a atacar os membros da tripulação causando suas mortes. Para evitar que a culpa recaia sobre ela - e aí vem a ideia deliciosamente estapafúrdia do filme - o Professor - que possui uma máquina do tempo - decide trazer um homem do passado e apresentá-lo como sendo o verdadeiro assassino. Dessa forma, Ömer, que estava naquele instante sendo obrigado por homens armados a se casar com uma mulher que supostamente havia engravidado, é trazido ao planeta e levado em seguida para a Enterprise. A partir daí mil estrepolias acontecem na nave, mas no fim tudo dá certo e até mesmo o sisudo Spock se rende ao simpático vagabundo Ömer. 

Recomendo muito essa curiosidade cinematográfica e importante acontecimento da história trekker.

Abaixo, assista o filme no YouTube (legendas em inglês).


terça-feira, 19 de julho de 2016

50 anos em 50 desenhos: os alienígenas de Star Trek segundo Thay Fortes

Os 50 anos de Star Trek já são uma realidade, com comemorações de todos os tipos acontecendo no mundo todo. 

Exposições, convenções, encontros, mostras de cinema, debates e o lançamento de um novo filme, fazem a alegria dos trekkers, que podem assim celebrar em grande estilo o cinquentenário da franquia amada.

No Brasil, uma artista gaúcha - que vive em Santa Catarina -, teve uma ideia incrível para não deixar passar em branco o jubileu de Star Trek que ocorre precisamente no dia 8 de setembro. Thay Fortes impôs a si própria um delicioso (e trabalhoso) desafio: nos 50 dias que antecedem os 50 anos de Jornada nas Estrelas ela decidiu fazer um desenho por dia, retratando a cada vez uma das diferentes espécies alienígenas que aparecem ao longo das cinco décadas da série. Como diria um velho amigo: fascinante.

Cardassian
O primeiro desenho (um cardassiano, imagem ao lado) inaugurou no último dia 14 o desafio que culminará em 8 de setembro com o 50º desenho, após uma jornada artística pelas espécies alienígenas do universo de Star Trek.

É, sem dúvida, uma comemoração criativa e que ajuda a embelezar ainda mais, através da arte, o ano em que o mundo celebra Star Trek.

Acompanhe o desenvolvimento do projeto na página CoatiArt, onde Thay Fortes postará diariamente um novo desenho.

***

Abaixo, uma pequena entrevista com Thay, que nos conta sobre sua relação com Star Trek e dá detalhes sobre o projeto.

Antes de falarmos do desafio em si, eu gostaria que tu falasses sobre a tua história com Star Trek, já que parece ser algo bastante importante pra ti.

Bem, pode-se dizer que eu faço parte da nova geração de fãs. A galera que foi atrás de conhecer Star Trek depois do reboot em 2009. Na época eu tinha 14-15 anos e já sabia da existência da franquia, mas nunca tinha assistido nada além de um ou outro episódio esporádico que aparecia na TV. Depois que assisti o filme, eu fiquei com muita vontade de assistir a série original "de verdade" e assim que vi fui fisgada por todo esse universo incrível, complexo e maravilhoso. Mergulhei de cabeça e nunca mais voltei.

Romulan
Como surgiu a ideia de fazer esse projeto? 

Durante todo o ano eu fiquei pensando em um meio de homenagear essa franquia em um ano tão importante para ela. O que eu mais gosto em Star Trek são as espécies e suas diferentes culturas. E como sou uma aspirante a desenhista, decidi unir minhas duas paixões. 

Como tu escolhes as espécies que vão ser desenhadas? 

Eu basicamente fiz uma lista com as primeiras espécies que me vieram à cabeça, além de pedir sugestões de fãs e sair pesquisando por aí. Já tenho uma lista pronta e todo dia eu vou sorteando uma para desenhar.

Quais teus planos assim que os 50 desenhos estiverem prontos? Haverá uma exposição, serão vendidos, etc.? Estamos ansiosos pra saber!

Ainda não tenho um plano. Estou aberta a sugestões (risos). Os desenhos serão a principio apenas rascunhos rápidos feitos a nanquim para que eu consiga manter o ritmo de um desenho por dia. Então por enquanto estou apenas concentrada em fazê-los.

Trill



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Paramount confirma Star Trek 4 com a volta de Chris Hemsworth



Na semana de estreia de Star Trek: Beyond nos EUA e com a enxurrada de críticas positivas ao filme (91% no Rotten Tomatoes!), a Paramount anunciou hoje que haverá um "Star Trek 4".

Além desta novidade, também foi confirmado pelo estúdio que Chris Hemsworth (George Kirk, pai do capitão Kirk no filme de 2009) estará de volta integrando o elenco desta nova aventura dos tripulantes da Enterprise. 

Este personagem, morto no primeiro filme, deverá aparecer em flashbacks ou devido a uma viagem no tempo. Afinal, o quarto filme da série original mostra eventos acontecidos após a destruição de Enterprise (que também acontecerá em Beyond) levando Kirk e cia. a uma viagem para o passado da Terra.

Esta foi uma segunda-feira gloriosa para os trekkers, que além da confirmação de Star Trek 4 também ficaram sabendo que a Netflix exibirá a nova série no Brasil e puderam assistir o trailer final de Beyond.


Netflix confirma Star Trek 2017 e todas as outras séries no Brasil




Uma grande notícia patra os trekkers apareceu hoje pela manhã: a nova série de Star Trek será exibida pela Netflix no Brasil. 

Os episódios da nova série, que estreará em janeiro do próximo ano, serão exibidos no Brasil após 24 horas da exibição nos EUA, no formato de um episódio por semana.

Além dessa grande notícia, a Netflix Brasil confirmou que as outras séries passarão a ser exibidas em breve. 




Em um teaser promocional a Netflix Brasil já confirmou a informação em sua página no Facebook, confira aqui.

A princípio, somente a série animada ficará de fora desta nova incursão de Star Trek na Netflix.


Nos EUA a série terá o episódio piloto transmitido pela CBS, sendo os seguintes transmitidos exclusivamente pelo serviço CBS All Access. No restante do mundo - em quase 200 países onde a Netflix opera - a nova série será exibida através deste serviço de streaming. 

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Primeiras reações a Star Trek Beyond: "Um retorno à série original"

Com informações de comicbookmovie.com



Após a exibição especial para a imprensa norte-americana, Star Trek: Beyond tem recebido as mais diversas reações. Porém, todas elas convergem em um sentido: o filme é o melhor dos três realizados na Kelvin timeline. Até mesmo trekkers hardcore elogiaram a produção, afirmando que se trata basicamente de um episódio de TOS. "Pra mim foi um sonho", afirmou Jordan Hoffman no twitter

Jen Yamato também avaliou o filme comomuito próximo aos episódios da série original e considerou que isso dará um grande futuro à franquia. 

Num sentido geral, os críticos concordam que o filme agradará tanto ao público convencional - ávido por blockbusters - ao mesmo tempo em que contentará até os trekkers mais puristas. Outras questões que apareceram na maior parte das reações dos críticos foram: o caráter emocional do filme, o seu humor negro, a trilha sonora muito marcante, ótimos diálogos, momentos especiais dos personagens e o brilho de Chris Pine e de Sofia Boutella. Muitos consideraram Beyond como a melhor interpretação de Kirk feita por Pine. 

Além disso, os críticos mencionaram as homenagens a Leonard Nimoy e Anton Yelchin nos créditos finais do filme.

Infelizmente, teremos de aguardar até o dia 1º de setembro para ver Beyond no Brasil e tirarmos nossas próprias conclusões a respeito do filme. O blog já entrou em contato com a Paramount nesta semana, porém sem uma resposta ainda sobre possíveis pré-estreias. 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

USS Franklin, Jaylah e o Enxame nos quatro novos spots de Star Trek: Beyond



Quatro novos spots de TV para Star Trek: Beyond foram lançados hoje. E neles há uma grande quantidade de imagens que ainda não haviam sido divulgadas, incluindo uma melhor visualização da USS Franklin, mais tempo com Jaylah e sequências adicionais de Kirk e sua moto.

ATENÇÃO: SPOILERS!

No primeiro spot, intitulado "We Change", investe-se nos aspectos emocionais do filme, com uma narração de Kirk, dizendo que ninguém será deixado para trás.



No segundo, chamado "Skills", o foco é nas cenas de ação, mostrando diversas falas de Jaylah.



O terceiro spot tem apenas 6 segundos e é centrado em Uhura.



O quarto e último spot, com o título "Come With Me" é cheio de novas imagens, mostrando inclusive o ataque do Enxame à Base Yorktown.



quinta-feira, 7 de julho de 2016

Momento histórico: Sulu será o primeiro personagem gay de Star Trek


Segundo entrevista de John Cho para o Herald Sun, o personagem Sulu será revelado como homossexual, sendo mostrados sua filha e marido em Star Trek: Beyond.

Cho disse:

"Eu gosto da abordagem, que é a de não fazer disso algo grande, que é para onde eu espero que estejamos evoluindo como espécie, não politizando orientações pessoais"
Além da relevância de Star Trek, baseada desde sempre no lema "Infinita Diversidade em Infinitas Combinações", finalmente possuir um personagem homossexual, o fato ainda ganha maior amplitude devido George Takei, o Sulu original, ter sido obrigado a esconder por quase toda a vida sua orientação sexual. 

Os 50 anos da franquia se tornam ainda mais memoráveis com esta notícia, seguindo a tradição que Star Trek tem em trazer importantes temas contemporâneos em suas histórias.

[ATUALIZAÇÃO] O Sulu original, George Takei, parece não ter concordado com o fato do personagem ser gay na linha de tempo Kelvin. Contudo, é importante lembrarmos que Takei é um notório crítico do reboot e não perderia a chance de dar essa alfinetadinha. Respeito a opinião dele mas acredito que não devemos ser dogmáticos. A tão propalada visão do Roddenberry é um ótimo exemplo disto. Ela é maravilhosa, criou o universo que amamos, porém, se seguida sempre à risca DS9 jamais poderia ter sido criada. Portanto, a opinião de Takei, embora válida, é apenas uma opinião e não pode ser considerada como verdade absoluta e definitiva a respeito do personagem.

A diversidade em Star Trek é mais do que bem-vinda, é necessária. A representatividade, como já no antológico caso de Nichelle Nichols em TOS, é algo muito importante e precisar estar cada vez mais presente. Tornar Sulu homossexual - mesmo que somente na Kelvin timeline - incluirá um contingente enorme de fãs que se reconhecerão ainda mais em Star Trek.

[ATUALIZAÇÃO 2] Ao longo do dia acompanhei - enojado, diga-se de passagem - manifestações de puro ódio, mostrando que a homofobia é um problema real que deve ser combatido duramente. O fandom de Star Trek deveria ser mais tolerante e menos conservador. Felizmente, no grupo Apenas um Trekker, creio que a maioria seja despida de preconceitos, e lá somos intolerantes com os intolerantes. Não temos espaço para o ódio. Sobretudo por tratarmos de Star Trek, que sempre foi baseada em tolerância e bondade.

Por outro lado, como questão secundária, diversos comentários apareceram no sentido de tentar demonstrar que Sulu em Star Trek Beyond não será o primeiro personagem gay da franquia. Sim, ele é. Jadzia e Lenara, por seu beijo, em um episódio, de mais de 700 no total, não se tornam gays. Até porque o beijo remete a uma relação heterossexual anterior. E Jadzia sempre se relacionou com o sexo oposto em DS9. Tampouco o Tenente Hawk de First Contact é gay. A menção a isso aparece em um livro, logo, não é canônica. Foi mais a expressão de um desejo de que Star Trek possuísse um personagem gay, no contexto da década de 90, quando a questão passava a ser tratada com mais naturalidade (naturalidade essa que não atingimos plenamente até hoje, conforme visto nas reações desesperadas de alguns com a notícia sobre Sulu ser homossexual).

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Box de TAS e novos boxes dos filmes já estão em pré-venda no Brasil


No início do ano o blog Nova Temporada elencou todos os lançamentos de séries em dvd previstos para 2016. Dentre eles, finalmente o tão aguardado box da série animada de Star Trek (lançado originalmente no Brasil 10 anos atrás).

E, pasmem, está acontecendo! O box de TAS já se encontra em pré-venda. Clique aqui para ver com seus próprios olhos. A previsão de envio é a partir de 20 de julho.

De acordo com as informações no site da Saraiva, TAS não foi dublada para o português, havendo no dvd somente áudio em inglês e espanhol. Para quem não gosta muito das legendas, infelizmente será a única forma de acompanhar a série animada em português. Já os filmes apresentam a dublagem, além das legendas, é claro.



Da mesma forma, o box com os filmes do elenco original e da Nova Geração também se encontram em pré-venda, com a mesma previsão de data.



Sem dúvida, este é um grande presente para os trekkers no cinquentenário de Jornada nas Estrelas. 



terça-feira, 5 de julho de 2016

Mostra de cinema "50 anos de Star Trek: Uma Jornada Cinematográfica"

O blog Apenas um Trekker - em parceria com o CineBancáriosSindBancários de Porto Alegre e Projeto Papo Nerd - orgulhosamente apresenta a mostra “50 anos de Star Trek: uma jornada cinematográfica”, onde serão exibidos os 12 longas-metragens da franquia produzidos entre 1979 e 2013, em comemoração ao cinquentenário de Jornada nas Estrelas.

Com entrada gratuita, as exibições ocorrerão em setembro -  mês do aniversário de Star Trek - nos dias 12, 19 e 26, conforme a programação abaixo:

12/09/2016

14h - Star Trek: The Motion Picture (1979)
16h - Star Trek II: The Wrath of Khan (1982)
18h - Star Trek III: The Search for Spock (1984)
20h - Star Trek IV: The Voyage Home (1986)

19/09/2016

14h - Star Trek V: The Final Frontier (1989)
16h - Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991)
18h - Star Trek VII: Generations (1994)
20h - Star Trek VIII: First Contact (1996)

26/09/2016

14h - Star Trek IX: Insurrection (1998)
16h - Star Trek X: Nemesis (2002)
18h - Star Trek XI (2009)
20h - Star Trek XII: Into Darkness (2013)

Em data a ser definida haverá um debate após as sessões, mediado por este blogueiro e com as presenças já confirmadas de Angelo Werner (Editorial J) e Jeferson Alfonsin (USS Venture). Outras participações ainda estão sendo negociadas e serão anunciadas em momento oportuno.

***

Criada por Gene Roddenberry e lançada em 8 de setembro de 1966 na televisão norte-americana, a série original de Star Trek já produziu outras cinco séries derivadas e 12 filmes no cinema, sendo aguardado o 13º filme (Star Trek: Beyond) para o próximo dia 22 de julho nos EUA (no Brasil, 1º de setembro) e uma nova série que irá ao ar em janeiro de 2017

A partir de uma visão utópica do futuro da humanidade, a série conquistou, ao longo dos mais de 700 episódios produzidos para a TV e 12 longas-metragens no cinema, uma fiel e apaixonada legião de fãs por todo mundo, que se auto-intitulam trekkers ou trekkies. 

Portanto, Star Trek é um fenômeno da cultura pop mundial, com impactos duradouros no gênero cinematográfico/televisivo de ficção científica e também no imaginário popular, através de personagens como capitão Kirk e, sobretudo, o vulcano Spock, interpretado por Leonard Nimoy, falecido em fevereiro do ano passado. 

Contamos com a participação de todos, sejam trekkers ou não, nessa celebração dos 50 anos de Star Trek, através desta incrível jornada cinematográfica no CineBancários.