quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Rejoined: audaciosamente discutindo a homossexualidade em Star Trek DS9

Star Trek sempre abordou questões contemporâneas em suas histórias que se passam no futuro e no espaço. Guerras, racismo - e posteriormente, a homoafetividade e o preconceito contra homossexuais. 

Um episódio significativo a este respeito é Rejoined, da quarta temporada de DS9. Escrito por Ronald D. Moore e René Echevarria, baseado em uma história deste último, foi dirigido por Avery Books (Sisko) e - espelhando o beijo inter-racial de Kirk e Uhura - mostrou o primeiro beijo homossexual em um episódio de Star Trek.

E tudo começou através de um memorando datado de 2 de junho de 1995, enviado para Rick Berman por Moore, Echevarria e Ira Steven Behr. No documento, os autores informam que pensavam em ir numa direção ousada sobre este episódio e queriam comunicar Berman antes que este saísse de férias. 

Após narrarem brevemente o fato da história girar em torno do reencontro de Dax com um antigo amor, destacando que na sociedade Trill existe o tabu sobre relacionamentos com antigos hospedeiros. Até aí tudo bem. Mas em seguida vem o pulo do gato do episódio:

"Queremos que este antigo amor de Dax seja uma mulher"

Uau! Sim, de fato, a partir disto o episódio passa a seguir uma direção muito mais ousada, criando uma alegoria poderosa sobre os relacionamentos homossexuais e às perseguições/proibições a estas formas de amor. 

A ideia dos roteiristas é deixada bem clara no documento: 

"(...) a proibição do caso de amor devido a um tabu social [da sociedade Trill] (...) fará a audiência reagir ao tabu do século 20 contra a homossexualidade."

Os autores do memorando ainda ponderam que as leis contra homossexualidade são controversas por irem contra os direitos individuais: 

"esta história aborda as mesmas questões, mas em um contexto alienígena de Star Trek."

Sem esquecer que esta era uma oportunidade relevante de fazer um comentário social sobre um problema do século 20, destacam como seria interessante que DS9, como encarnação de Star Trek, pudesse continuar este legado.

Para finalizar, os autores sintetizam a importância em realizar este episódio nos moldes que propõem no memorando: 

"Se fizermos esta história, e a faremos bem, todos nós um dia olharemos para trás com um grande senso de orgulho"
Rejoined, que completa 21 anos no próximo dia 30 de outubro, é um dos meus episódios favoritos dentre todos os já produzidos por Star Trek. Não somente por trazer questões relevantes, que provocam discussão e fazem os trekkers pensarem em seus próprios preconceitos, mas pela sua ótima realização em amplo sentido: direção, elenco e roteiro. Momento alto de Jornada nas Estrelas, memorável e que nos faz sentir orgulho - assim como vaticinaram seus realizadores - ao olharmos para a história de Jornada nas Estrelas e percebermos o quão especial - e até mesmo pedagógica - a série é.

2 comentários: